BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
18/05/2021
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Fomentados da Duratex da região de Taquari recebem certificação de manejo florestal responsável

O grupo Produtores Florestais do Vale do Taquari, fomentados pela Duratex, conquistou a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) – organização internacional que estabelece padrões de manejo responsável das florestas do mundo inteiro, e realizou a entrega de sua primeira carga com a chancela FSC à companhia.

O processo para a obtenção da certificação teve início em 2019, com encontros para a apresentação de requisitos aos produtores da região, adequações necessárias para atender o padrão da certificação e auditoria realizada pela Sysflor/SCS, instituição que oferece serviços de avaliação de manejo e cadeia de custódia visando à certificação FSC. Durante essa análise, foram realizadas verificações de documentos, mapas e registros, inspeções de campo, além de consultas com vizinhos e órgãos públicos, para que agora no primeiro semestre de 2021 o certificado fosse emitido.

Ao certificar os 4 mil hectares que atualmente compõem o grupo de produtores, a Duratex ultrapassa a marca de 20% das áreas de efetivo plantio dos fomentados com certificação, em linha com a estratégia de sustentabilidade da companhia, que visa ter 80% destas áreas certificadas até 2035.

Devido ao modelo de abastecimento de matéria-prima da fábrica de Taquari, que em grande parte é proveniente de fomentos e outras fontes de mercado, este resultado irá assegurar a viabilidade da cadeia de custódia da Duratex e o atendimento dos clientes que exigem a certificação dos painéis fabricados na unidade.

Código de licença: FSC-C165415

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede administrativa em São Paulo, possui 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

 
Voltar