BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
14/12/2016
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Websérie mostra os benefícios do uso da madeira na construção

O WWF-Brasil lançou a websérie “Tudo o que você queria saber sobre madeira”. São cinco vídeos, voltados ao público não especializado, que buscam desmistificar algumas ideias a respeito do uso responsável e sustentável da madeira na construção. Eles mostram, por exemplo, que utilizar madeiras em obras não é mais caro que usar outros materiais e, que, ao contrário do que prega o senso comum, estruturas de madeira não queimam mais fácil que uma estrutura de aço ou concreto, por exemplo.

Os vídeos serão lançados na ordem de um por dia – de segunda a sexta-feira, de 5 a 9 de dezembro – nas redes sociais da instituição: Facebook, Twitter e Youtube. O lançamento acontece também nos canais do Portal Madeira e Construção, parceiro na geração de conteúdo do Programa Madeira é Legal.

Além dos vídeos, o WWF-Brasil lança ainda, na mesma ocasião, o novo site do Programa Madeira é Legal. A página –  disponível no wwf.org.br/madeiraelegal – apresenta, por meio de dados, reportagens, publicações e fotos de projetos criativos e sustentáveis, o trabalho realizado pela iniciativa.

“Esses vídeos têm por objetivo falar com um público não especializado, mostrando que o uso da madeira na construção pode gerar benefícios econômicos, trazer vantagens durante a construção de uma obra e tornar-se uma ferramenta para o equilíbrio ambiental e climático do nosso planeta”, afirmou o analista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo.

Florestas

Se utilizada da maneira adequada nos sistemas construtivos, a madeira pode ajudar na gestão e conservação das florestas brasileiras; auxiliar na manutenção da biodiversidade e ser uma ferramenta no combate aos prejuízos causados pelas mudanças climáticas, visto que a madeira estoca carbono que seria lançado na atmosfera.

Segundo a U.S. Energy Information Administration (EIA), órgão estadunidense que trata de políticas energéticas, o setor da construção civil, no mundo inteiro, consome cerca de 40% da energia elétrica gerada em todo o planeta. Outros dados estimam que este mesmo setor gera 60% de todo o lixo sólido do mundo e 47% das emissões de gases de efeito estufa da Terra. Diminuir essa demanda de consumo de energia e de geração de lixo e de emissões contribui com a saúde de nosso planeta e com a manutenção da vida na Terra.

A madeira tem ainda outros benefícios:  ela reduz o tempo de construção das obras; promove a diminuição de resíduos nos canteiros e dá efeito visual diferenciado às estruturas que compõe. Ela também é um material mais leve, de fácil manuseio e reaproveitável.

Conservação

Com oito anos de existência, o Programa Madeira é Legal busca disseminar informações acerca do uso de madeira certificada e sustentável, contribuindo, assim, para a conservação das florestas brasileiras e consequente mitigação de impactos das mudanças climáticas.

Desde sua criação, o programa já capacitou mais de 3 mil pessoas, atores sociais da cadeia produtiva da madeira, no uso responsável e sustentável deste recurso.

Entre as diversas atividades e ações promovidas pelo Programa, estão a realização de oficinas e capacitações para técnicos de construtoras, incorporadoras e escritórios de arquitetura; publicação de manuais, relatórios, livros e aplicativos sobre os usos da madeira; a promoção de workshops internacionais com produtores da Colômbia; a realização de estudos de viabilidade para aperfeiçoar a tributação da madeira no Estado de São Paulo e participação em feiras especializadas. Para ver os vídeos acesse:

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/amazonia/amazonia_acoes/governancaflorestal/

 
Voltar