BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
13/10/2020
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Tramontina festeja histórico 1º lugar no Top of Mind do Rio Grande do Sul

Depois de 15 anos, marca supera a Gerdau entre os gaúchos. Veja como foi a premiação das marcas mais lembradas e mais amadas do Rio Grande do Sul

O público pode prestigiar a festa de premiação do Top of Mind RS 2020, que aconteceu na noite desta quinta-feira (8) por meio de uma live, tendo em vista os protocolos de saúde para conter o coronavírus. A transmissão on-line, que foi feito pelo canal do YouTube do Grupo AMANHÃ, reuniu líderes empresariais do Rio Grande do Sul, profissionais da área de marketing e comunicação, além de convidados especiais. 

A comemoração teve como uma das atrações a dupla Claus e Vanessa que apresentaram seus maiores sucessos entre os intervalos das premiações das categorias de Produtos, Serviços, Comunicação, Corporativo e Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul. As grifes mais lembradas pelos gaúchos também fizeram ações com os espectadores que puderam interagir com as marcas através de leitura de QRCodes. Clique aqui para assistir o evento no canal do YouTube do Grupo AMANHÃ.

Representantes das empresas vencedoras da categoria Grande Empresa/Marca do RS, a mais nobre do Top of Mind RS, deram seus depoimentos sobre a importância de serem lembrados em um ano tão desafiador quanto o de 2020. 

“Quanto tempo lutamos para estar no topo, pois já ganhamos em várias categorias. Finalmente chegamos em primeiro lugar e vibrei muito com a notícia logo que eu soube. Quero agradecer esta oportunidade de ser a marca número um dos gaúchos. Vamos continuar fazendo bonito – como afirma nosso slogan – para que você, consumidor, também faça bonito ao utilizar ou presentear um de nossos produtos. Também gostaria de dividir esse prêmio com os nossos mais de 8 mil funcionários – todos muito orgulhosos dessa conquista. Logo, logo todos eles estarão levando um boton no peito mostrando que são a marca Top of Mind do Rio Grande do Sul”, emocionou-se Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da empresa que leva o sobrenome da família. 

A Tramontina, de Carlos Barbosa, fez história ao ultrapassar a Gerdau, que estava invicta há 15 anos consecutivos na categoria Grande Empresa/Marca do RS, a mais nobre do Top of Mind RS. É a primeira vez que a fabricante de talheres, panelas e outros utensílios para o lar está no topo da categoria no Top of Mind, a pesquisa de lembrança espontânea de marcas que AMANHÃ introduziu de forma pioneira no jornalismo econômico brasileiro em junho de 1991 e que comemora três décadas de existência neste ano. A relação das grandes marcas gaúchas conta, ainda, com RBS em terceiro lugar e Coca-Cola na quarta colocação. O Top Five é completado por um empate quádruplo: Farmácias São João, Lojas Renner, Zaffari e GM (veja os dados da pesquisa ao final desta reportagem). 

Pesquisa
Categorias novas são lançadas, a liderança troca de mãos eventualmente, mas há algo que não muda no Top of Mind desde 1991, quando AMANHÃ lançou a pesquisa de lembrança de marcas pioneira no Brasil: os rígidos padrões metodológicos que nortearam o levantamento nestas três décadas. Assim, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualiza os dados populacionais do Rio Grande do Sul, os índices de entrevistados por gênero, classe social, idade e localização são reproduzidos em campo. A pesquisa feita pela Engaje capta a lembrança espontânea dos gaúchos em um universo de entrevistados que espelha a população, de acordo com variáveis de sexo, classe social e idade apuradas pelo IBGE. As entrevistas também são distribuídas entre consumidores das sete mesorregiões do estado. Tudo para que o Top of Mind, que completa 30 anos, represente um retrato fiel da população gaúcha. A amostra foi de 1.200 entrevistas, o que garante um grau de confiança de 95%. A margem de erro é de até 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A realização da pesquisa foi entre os dias 10 de abril e 25 de maio, via internet.

 
Voltar