BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
08/02/2021
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Madeira transparente supera o vidro em resistência e isolamento térmico

Nos últimos anos, a equipe do professor Liangbing Hu, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tem feito uma verdadeira revolução na tecnologia da madeira. Eles já criaram coisas como uma madeira que gera eletricidade sem queimar, uma madeira à prova de balas, uma madeira antichama, uma esponja de madeira e até uma madeira transparente para iluminação de interiores.

A última novidade vem justamente da área das madeiras transparentes. Liangbing Hu anunciou em um estudo publicado recentemente na revista Science Advances um novo método para produzir madeira opticamente transparente, modificando a estrutura de lignina presente no material.

Foto: John T. Consoli/Universidade de Maryland

Além de trabalhar para melhorar a transparência da madeira, os cientistas conseguiram fazer o material mais leve e transformá-lo num isolante térmico superior quando comparado às janelas de vidro tradicionais. A madeira produzida pela nova tecnologia é considerada um material de gerenciamento leve e estrutural, promissor em aplicações de eficiência energética.

Como deixar a madeira transparente

Até o momento, a técnica padrão para produzir madeira transparente envolvia a imersão do material em um tanque de clorito de sódio para remover a lignina, um componente estrutural da madeira. Mas o processo, além de utilizar muitos produtos químicos, também resulta em resíduos de difícil reciclagem, e um produto final com pouca resistência mecânica.

A equipe então desenvolveu um método que modifica a lignina, em vez de destrui-la – a madeira continua resistente e a transparência obtida é até melhor.

A inovação foi possível porque o pesquisador Qinqin Xia descobriu que, para tornar a madeira transparente não é necessário remover toda a lignina, basta remover a parte das moléculas da lignina que lhe dão cor.

Xia começou escovando a superfície da madeira com peróxido de hidrogênio, frequentemente usado como desinfetante, e a deixou sob uma lâmpada ultravioleta projetada para simular a luz solar natural. Depois de embeber a madeira em etanol para remover qualquer sujeira remanescente, os poros da madeira foram preenchidos com epóxi transparente, uma etapa que também faz parte da fabricação da madeira transparente sem lignina.

Casa transparente

O produto final é um pedaço de madeira que permite a passagem de mais de 90% da luz solar e é mais de 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente com a lignina completamente removida.

“A madeira transparente é mais leve e mais resistente do que o vidro. Ela poderia ser usada para janelas e telhados de sustentação,” disse o professor Hu. “Ela pode potencialmente ser usada para fazer uma casa transparente.”

Bibliografia:

Artigo: Solar-assisted fabrication of large-scale, patternable transparent wood
Autores: Qinqin Xia, Chaoji Chen, Tian Li, Shuaiming He, Jinlong Gao, Xizheng Wang, Liangbing Hu
Revista: Science Advances
Vol.: 7, no. 5, eabd7342
DOI: 10.1126/sciadv.abd7342

 

Fonte: Tecmundo e Inovação Tecnológica

 
Voltar