BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
12/10/2020
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Madeira transparente pode se tornar a tela de celular

Será que olhar através das árvores é a visão de um futuro mais verde? Árvores substituindo vidro mundo a fora não é um trabalho de ficção científica. Está acontecendo agora.

O pesquisador do Laboratório de Produtos Florestais (FPL) Junyong Zhu, em colaboração com colegas da Universidade de Maryland e da Universidade do Colorado, desenvolveu um material de madeira transparente que pode vir a substituir o vidro. Os pesquisadores descobriram que a madeira transparente tem o potencial de superar o vidro atualmente usado no mundo pra quase tudo.

Suas descobertas foram publicadas no Journal of Advanced Functional Materials em seu artigo, “Uma madeira transparente, forte e com isolamento térmico”.

Embora o vidro seja o material mais comum usado na construção de janelas, telas e outros objetos domésticos, ele tem um preço econômico e ecológico caro.

O calor é facilmente transferido através do vidro e atinge altas temperaturas de forma muito fácil.

A produção de vidro também traz uma grande pegada de carbono. As emissões de fabricação são de aproximadamente 25.000 toneladas métricas por ano.

Agora, a madeira transparente desponta como um dos materiais mais promissores do futuro.

Utilizando a madeira balsa, um material leve utilizado na fabricação de maquetes e estruturas de aeromodelos, os autores da experiência submeteram peças a um banho oxidante em temperatura ambiente, que se tornaram quase transparentes. Em seguida, a madeira foi preenchida com um polímero sintético, álcool polivinílico (PVA), para ficar totalmente transparente, como um vidro.

A celulose natural em sua estrutura de madeira e enchimento de polímero absorvente de energia em madeira transparente significa que é muito mais durável e mais leve que o vidro. Pode suportar impactos muito mais fortes do que o vidro e, ao contrário do vidro, entorta ao invés de se estilhaçar.

Mudar para esse novo material também pode ser rentável. É aproximadamente cinco vezes mais eficiente termicamente que o vidro, reduzindo os custos de energia. É feito de um recurso sustentável e renovável com baixas emissões de carbono. Também é compatível com os equipamentos de processamento industrial existentes, tornando a transição para a fabricação uma perspectiva fácil.

Com todos esses benefícios potenciais para consumidores, manufatura e meio ambiente, o caso da madeira transparente não poderia ser … mais claro.

Fonte: USDA / Webitcoin

 
Voltar