BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
16/11/2021
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Encontro de líderes, gestores e investidores florestais

HDOM Summit acontece nos dias 16 e 17 de novembro em São Paulo. Serão dois dias para discutir assuntos estratégicos do setor de florestas plantadas no Brasil

 HDOM_AGEFLOR

Nos dias 16 e 17 de novembro, um importante encontro em São Paulo marca o retorno de eventos presenciais para o setor florestal brasileiro. A capital paulista receberá a segunda edição do HDOM Summit, encontro de líderes, gestores e investidores florestais.

O Brasil está entre os principais produtores de madeira de florestas plantadas do mundo. O clima, o solo e investimentos em genética transformaram nosso país em terreno fértil para o cultivo de árvores para fins industriais. Atualmente são cerca de 9,6 milhões de hectares com florestas plantadas no Brasil, de acordo com PEVS 2020. O documento do IBGE faz o levantamento da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura.

Segundo o PEVS 2020, no ano passado a silvicultura representou quase 80% da produção florestal no Brasil. A produção de eucalipto para a indústria de papel ocupa 7,4 milhões de hectares, enquanto o pinus tem uma área de 1,8 milhão de hectares. Culturas como: Acácia Negra, Mogno Africano, Álamo, Teca, Paricá, Cedro Australiano e outras respondem por cerca de 354 mil hectares. O PEVS 2020 também aponta que 44,3% das áreas de eucalipto concentraram-se na Região Sudeste e 84,6% das florestas de pinus estão na Região Sul.

No início de novembro, um levantamento divulgado pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) apontou que R$ 57,2 bilhões serão investidos (parte já está sendo) por empresas do setor no Brasil até 2024, o que reforça a posição de destaque do país no setor de árvores plantadas.  

O HDOM Summit tem como propósito discutir questões deste setor pujante. Serão seis painéis em dois dias, que contarão com a participação de diretores, CEOs e líderes de empresas que atuam no Brasil e no exterior. “Nosso objetivo é reunir os principais executivos do setor para debater assuntos estratégicos e corroborar no desenvolvimento da indústria de árvores cultivadas. E para termos um alcance ainda maior que a primeira edição, este ano o evento acontecerá no formato híbrido. Profissionais do mundo todo poderão participar remotamente do HDOM Summit, que terá transmissão simultânea em português e inglês”, explica Ricardo Malinovski, CEO da Malinovski, empresa promotora do encontro.  

A primeira edição do HDOM Summit, aconteceu em 2018, também em São Paulo. Em dois dias de evento, participaram mais de 230 profissionais.

 

A programação 2021

Nesta edição dois temas principais darão o tom da programação: Investimento Florestal e Gestão Florestal. No primeiro dia, o tema Investimento Florestal será dividido em dois painéis. O primeiro pretende responder à pergunta: Como ficará o abastecimento de madeira para os próximos anos? Para isso haverá quatro apresentações de CEOs e diretores de empresas, que participarão de uma mesa redonda moderada por Jefferson Bueno Mendes, Diretor da BM2C – Business Management. O segundo painel: “Quais são as tendências de investimentos para o setor florestal brasileiro?”, terá o mesmo formato. Quatro gestores falarão sobre o tema e participarão da mesa redonda moderada por Marcelo Schmid, Sócio-Diretor do Grupo Index e Diretor da Forest2Market do Brasil. A agenda do primeiro dia será fechada com a palestra magna de Paulo Hartung, Presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

No segundo dia serão quatro painéis orbitando pelo tema principal: Gestão Florestal. O primeiro, “ESG na visão dos CEOs”, terá a apresentação de três CEOs (Dexco, Klabin e Veracel) e moderação de Adriana Maugeri, CEO da Associação Mineira da Indústria Florestal. O segundo painel será “Riscos para a competitividade florestal”, com gestores da Klabin, Suzano e Dexco moderados por Paulo Pupo, Superintendente Executivo da ABIMCI. O terceiro vai tratar de “Transformação Digital, Inovações e Tecnologias”, com moderação de Moacyr Fantini Junior, Diretor Florestal da Veracel Celulose. E o quarto e último painel vai focar no profissional do futuro: “Como serão as relações de trabalho para os próximos anos? A moderação ficará por conta de José Valmir Calori, Gerente de Negócios Florestais da Klabin em Santa Catarina.

 

Serviço:

O que? HDOM Summit

Onde: Millenium Centro de Eventos e Convenções – São Paulo/SP

Quando: 16 e 17 de novembro de 2021

Saiba mais em: www.hdomsummit.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 01 – INVESTIMENTO FLORESTAL

Painel 01 – Como ficará o abastecimento de madeira para os próximos anos?

Painel 02 – Quais são as tendências de investimentos para o setor florestal brasileiro?

Palestra Magna com Paulo Hartung, Presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

 

DIA 02 – GESTÃO FLORESTAL

Painel 01 – ESG na visão dos CEOs.

Painel 02 – Riscos para a competitividade florestal.

Painel 03 – Transformação digital, inovações e tecnologias.

Painel 04 – O profissional do futuro: Como serão as relações do trabalho para os próximos anos?

 
Voltar