BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
12/02/2021
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Comitê Florestal da Abimci inicia atividades

A Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) realizou no dia 11 de fevereiro a primeira reunião do Comitê Florestal no formato virtual. Foram apresentadas às empresas associadas as principais pautas com as quais o Comitê irá atuar.

O encontro contou com a presença do engenheiro florestal e coordenador-geral de Fomento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Fernando Castanheira Neto, para apresentar um diagnóstico e as perspectivas da agenda de desenvolvimento florestal brasileiro. A participação do representante do SFB já faz parte das ações previstas para o Comitê de fortalecer as relações institucionais com órgãos do governo ligados ao tema.

O novo Comitê, que será coordenado pelo presidente da Abimci, Juliano Vieira de Araujo, foi criado no final do ano passado juntamente com o Comitê de Logística com a proposta de dar mais ênfase em pautas que têm afetado diretamente os negócios das empresas do setor industrial madeireiro.

Ações da Abimci em 2021 estarão focadas em representação, promoção do setor e defesas de interesse

O ano de 2021 iniciou com uma agenda intensa de ações na pauta da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci). A expectativa para os próximos meses é da retomada gradual de agendas presenciais, com expectativa de realinhar eventos adiados em 2020, ainda que muitos aconteçam em formato híbrido (virtual e presencial). De acordo com a Associação, será preciso acompanhar o andamento da vacinação e das medidas oficiais adotadas para a confirmação do calendário ao longo do ano. Dessa forma, as atividades técnicas e institucionais, incluindo a representação e defesa de interesses, seguem por meio de reuniões virtuais, que, inclusive, viabilizam a participação de mais profissionais nas dicussões.

Eventos

Na programação da Abimci para 2021 na área de eventos estão a participação por meio de palestras, exposição com estande institucional na Formóbile, participação em um espaço institucional do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) na Feira Internacional de Esquadrias (Fesqua).

Uma ação que merece destaque dentre os eventos dos quais a Abimci participa e apoia é a Semana Internacional da Madeira, programada para este ano. A agenda estratégica para troca de informações, networking, acesso a tecnologias, avaliação de mercado e perspectivas é considerado um momento importante para o segmento madeireiro e florestal nacional. Além do estande institucional na Feira Lignum Latino America, a Abimci planeja a quarta edição do WoodTrade Brazil.
Outros eventos que fazem parte do calendário do setor e estão programados para este ano são as feiras Revestir, Ecoenergy, Show Florestal, Intermodal South America, Expotel, Feicon, e o Seminário My Wood Home.

No calendário internacional, que inclui missões técnicas, eventos comerciais, congressos e feiras, muitos dos principais eventos previstos serão realizados de forma virtual, caso da feira IBS, em Orlando, a IWPA Convention, em San Diego, e o encontro Select USA, que ocorrem nos Estados Unidos.  Outros eventos internacionais prevêm a realização de forma híbrida (parte presencial e outra virtual): Carrefour de Bois (França), KWF-Tagung (Alemanha) e Ligna Hannover (Alemanha).

Atuação técnica

O trabalho de normalização de produtos também segue intenso em 2021. Confira:

– Madeira serrada: em 2020, duas partes da norma de madeira serrada (ABNT NBR 16864) foram publicadas, a que trata da terminologia e dos requisitos gerais. Ainda para madeira serrada estão em discussão a normalização do produto para a construção civil, embalagens, móveis e usos gerais.

– Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica: reunião agendada para o dia 11 de fevereiro para alinhamento dos votos após consulta nacional.

– Preservação de madeiras: em revisão

– Pellets de Madeira: em elaboração

– Compensado plastificado: cirada Comissão de Estudos para discutir texto da norma

– Sistema construtivo wood frame (casas com madeira): em consulta nacional

Fonte: Assessoria de Imprensa Abimci

 
Voltar