BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
28/06/2019
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
IV Congresso Brasileiro de Eucalipto – Salvador/BA – 07 e 08 de agosto de 2019

CBE_ARTES_01

IV Congresso Brasileiro de Eucalipto – IV CBE será realizado em Salvador BA, nos dias 07 a 08 de agosto de 2019 e as inscrições estão abertas no www.congressoeucalipto.com.br junto com todas as informações necessárias. Em sua quarta edição, pretende apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais desafios que afetam o setor, tendo como tema central “Uso múltiplo sustentável”.

O Congresso Brasileiro de Eucalipto – CBE é um dos mais importantes Fórum Brasileiro de inovação tecnológica, atualização, intercâmbio técnico e empresarial sobre diferentes assuntos ligados ao setor florestal brasileiro, representados pelos segmentos de celulose e papel, da indústria moveleira e madeireira, de carvão vegetal, de energia, entre outros.

CBE_ARTES_pte02

Nos últimos anos, o setor florestal, baseado em florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.

As árvores plantadas são responsáveis por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no País − os demais 9% vêm de florestas naturais legalmente manejadas. O Brasil possui cerca de 5,73 milhões de hectares de eucalipto, o que representa 73% da área total de florestas plantadas.

A tendência observada nos últimos anos é a de que a expansão tende a continuar favorecendo ao grupo de espécies do eucalipto que comparativamente as outras espécies florestais cultivadas, apresenta maior diversidade de uso, adaptação a diferentes ambientes naturais, maior velocidade de crescimento, maior desenvolvimento tecnológico e melhor retorno econômico. Estas características permitiram o avanço dos plantios em direção às regiões novas como Centro-Oeste e consolidação em regiões de alta aptidão como o Estado da Bahia com uma área aproximada de 647 mil ha (ABAF 2017), 4º maior plantio de eucalipto no Brasil e um parque industrial diversificado de empresas de base florestal.

Em sua quarta edição, pretende apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais desafios que afetam o setor, tendo como tema central “Uso múltiplo sustentável”. O evento será aberto para toda a sociedade, em especial para os profissionais que atuam no setor, pesquisadores, extensionistas, professores, fiscais, consultores, prestadores de serviço, produtores rurais e florestais, secretários municipais de agricultura e meio ambiente, empresários ligados ao complexo industrial florestal e todos os outros agentes de desenvolvimento que atuam na área florestal.

 

Maiores informações:

contato@congressoeucalipto.com.br;

www.congressoeucalipto.com.br 

 

 
Voltar