BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
27/06/2019
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
2º Encontro Técnico sobre controle e monitoramento da vespa-da-madeira 2019

AGEFLOR, em conjunto com o SINDIMADEIRA-RS e a EMBRAPA FLORESTAS, promoverá no próximo dia 04 de julho (quinta-feira) o 2º Encontro Técnico sobre controle e monitoramento da vespa-da-madeira. O evento será realizado nas dependências da Todesflor Agroflorestal e Pecuária, em Cachoeira do Sul/RS.

O Encontro terá palestra técnica da Embrapa Florestas com a pesquisadora Susete Penteado sobre vespa-da-madeira, tendo também, acompanhada do pesquisador Ivan Jorge da Silva, uma demonstração prática do preparo do inóculo, instalação de árvores-armadilha, aplicação do nematoide e avaliação do parasitismo.

A vespa-da-madeira (Sirex noctilio) é um inseto originário da Europa, Ásia e norte da África e, no Brasil, ataca plantios de pinus nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O prejuízo às árvores é causado principalmente durante a postura, quando as fêmeas, além dos ovos, introduzem na árvore uma mucossecreção e um fungo, que são tóxicos à planta, causando a sua morte.

O monitoramento é realizado pela instalação de árvores-armadilha e também pela utilização das amostragens sequencial e sistemática. O controle biológico é feito com o uso de um nematoide que é inoculado no tronco de árvores atacadas. O nematoide, principal inimigo natural da vespa-da-madeira, parasita as larvas da vespa e se instala no aparelho reprodutor. Assim, uma fêmea parasitada, ao emergir, faz posturas em outras árvores mas seus ovos estarão inférteis e contém centenas de nematoides.

Deste modo, a própria vespa, durante a postura, auxilia na dispersão do nematoide para outras árvores. Os nematoides são criados no laboratório da Embrapa Florestas em Colombo (PR) e distribuídos via Ageflor e o Funcema (Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais).

Para mais informações e inscrições contate a Ageflor (até o dia 02/07)  pelo e-mail ageflor@terra.com.br  ou pelos telefones 51 3221-6116 e 51 3227-6480.

Programação:
10h – 12h – Biologia, ecologia, danos e medidas de monitoramento e controle da vespa-da-madeira – Susete R. Chiarello Penteado – Bióloga, Pesquisadora Embrapa Florestas;
12h – 13h30 – Intervalo para o almoço;
13h30 – 15h30 – Preparo do inóculo, instalação de árvores-armadilha, aplicação do nematoide, avaliação do parasitismo, aplicação das amostragens sequencial e sistemática – Ivan Jorge da Silva e Susete R. Chiarello Penteado – Embrapa Florestas;
15h30 – 16h – Espaço para perguntas e encerramento.

 
Voltar