BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
19/10/2021
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Lançamento do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura”

O Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal do IPEF (PCMAF) realizou no dia 18 de outubro uma live para o lançamento do “Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura”.  O estudo, realizado pelo IPEF desde 2015, apresenta nesta edição os resultados de um trabalho de cerca de 2 anos, com informações inovadoras sobre as duas principais culturas florestais, Eucalyptus e Pinus, e tem como base as empresas associadas ao Instituto, as filiadas aos Programas Cooperativos PCMAF e ao PPPIB – Pesquisa do Pinus no Brasil, entre outras, totalizando 20 empresas participantes.

O evento transmitido pelo canal do  Youtube do IPEF  e contou com a presença de Cássio Fagundes, especialista em desenvolvimento excelência de operações florestais da CENIBRA; de José Baptista, especialista em desenvolvimento operacional florestal na CMPC; além do líder científico, Prof. Saulo Guerra, e do coordenador executivo, Guilherme Oguri, ambos do PCMAF.

Livro: Levantamento do Nível de Mecanização na Silvicultura: Edição 2020/2021

ISBN: 978-65-89571-03-2


Este levantamento conduzido pelo Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF) do IPEF, é a continuidade da proposta iniciada em 2015 que, deste então, passou por reformulações na sua metodologia e objetivos, resultando em sua primeira publicação, com dados coletados entre 2018 e 2019. A edição anterior pode ser acessada na íntegra, gratuitamente (livro edição 2018/2019).

Para a edição atual, esforços foram direcionados visando aumentar a representatividade dos resultados no setor florestal, resultando na participação de 20 empresas florestais, todas associadas ao IPEF. Isso representa um incremento de 153% na área plantada de eucalipto, quando comparado com a edição 2018/2019.

A partir desta edição, as publicações serão realizadas em dois idiomas, português e inglês, aumentando o número de leitores e atingindo outros continentes. Ainda, foi inserido um novo capítulo dedicado a mecanização e automação dos planos comerciais de Pinus, realizado em parceria com o Programa Cooperativo sobre Pesquisa do Pinus no Brasil (PPPIB) do IPEF, liderado pelo Prof. Dr. Mauro Schumacher.

Desta forma, com publicações bianuais, os leitores poderão acompanhar a evolução do nível de mecanização das principais operações silviculturais realizadas pelas empresas florestais ou empresas prestadoras de serviços (EPS), auxiliando na definição de estratégias de comercialização de produtos e serviços para o setor florestal nacional.

Autores:
Saulo Philipe Sebastião Guerra
Guilherme Oguri
Mauro Valdir Schumacher
Raul Garcia Aiello
Izabela Caroline Prezotto Armando

Livro (6 MB): Clique aqui para baixar.

 
Voltar