BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
09/10/2019
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Seminário sobre Florestas Plantadas promovido pela Agaflor ocorreu em Pelotas

08.10.2019 -  Prefeita Paula Mascarenhas participa da mesa de abertura do 7º Seminário sobre florestas plantadas - Foto: Gustavo Vara

Sob organização da Associação Gaúcha de Produtores de Florestas Plantadas (Agaflor), a terça-feira (8) foi reservada para realização do 7º Seminário sobre Florestas Plantadas, na Associação Rural de Pelotas (ARP), que sedia a 93ª Expofeira. A prefeita Paula Mascarenhas participou da mesa de abertura do evento e destacou a importância da manutenção do setor vivo e dinâmico.

“O setor é importantíssimo para a economia gaúcha e está em pleno crescimento. A união de forças e o planejamento são indispensáveis ao enfrentamento de desafios. Essa determinação deve fazer parte das áreas produtivas”, afirmou a prefeita.

Abertura do evento

O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Gilberto Alves, abriu o Seminário, lembrando que, segundo relatos, “em 1908, grupo de professores da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e membros da Associação Rural promoviam o 1º Encontro Agrícola e Pastoril do Rio Grande do Sul.” À época, a tese deu conta de que “há necessidade de plantar florestas de rápido crescimento, para evitar o corte de árvores nativas”.  

O presidente da Agaflor, Paulo Benemann, afirmou que o Seminário visa à organização e à expansão do setor de florestas plantadas e que, a cada ano, o evento torna-se mais qualificado. 

“O Estado é produtivo como um todo, é dinâmico, gera riquezas. A troca de ideias e a transparência são armas para enfrentar a crise. Precisamos olhar para a realidade, que exige sacrifício, a fim de vermos um novo horizonte e vencermos os desafios”, salientou a prefeita, cumprimentando os produtores que “arriscam seu patrimônio pelo desenvolvimento”.

Programação

Durante a manhã, o público participou de Mesa Redonda sobre “Desafios ao desenvolvimento do Setor de Base Florestal no Rio Grande do Sul”. À tarde, haverá painel intitulado “Mercado para o Setor de Florestas Plantadas.

Indústria e serviços foram convidados para o Seminário, patrocinado pela CMPC (unidade de celulose), Tanac (madeira/acácia) e a Ageflor.

Participantes nesta manhã

O Seminário contou com as seguintes presenças:

  • secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior;
  • vice-presidente do Instituto Brasileiro da Árvore (IBA) e da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Leuck;
  • presidente da Agaflor, Paulo Benemann;
  • superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima;
  • presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann;
  • representante da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), prefeito do Cerrito, Douglas Rodrigues;
  • presidente do Poder Legislativo, vereador Fabrício Tavares; e
  • secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Qualidade Ambiental, respectivamente Gilmar Bazanella e Felipe Perez Fernandez.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

 
Voltar