BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
11/01/2019
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Encontro com secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura

sema2019a

O presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Leuck, esteve na quinta-feira (10) com o novo secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, para apresentação do setor de base florestal e colocando-se à disposição para atuar pelo desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Sul. Também participaram do encontro o diretor-executivo da Ageflor, Jorge Heineck, o deputado estadual Elton Weber, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Nestor Bonfanti, e o assessor Alexandre Scheifler.

Na oportunidade foi solicitado ao governo que analise a revisão ou adequação de portarias e decretos em vigor, dentre eles o que trata da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e seja avaliada na questão da portaria 79, onde o setor florestal pede um enquadramento específico para o pinus e a retirada da lista da acácia negra (devido às suas importâncias econômicas e sociais e por serem espécies já antropizadas ao RS, com mais de 100 anos de cultura).

Também foi pedido apoio ao projetos do deputado Weber que objetivam simplificar e desonerar a atividade no meio rural. O PL 101, dispensa de licenciamento as atividades agrossilvipastoris de baixo e médio impacto desenvolvidas pela pequena propriedade. Já o PL 97 acaba com a exigência de outorga de direito de uso da água subterrânea bem como poços comunitários.

 
Voltar