BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
22/04/2019
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Agenda da Indústria Gaúcha é entregue a secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura e a presidente da Fepam

Agenda da Indústria Gaúcha – Meio Ambiente e Infraestrutura

A 11ª Reunião do Conselho de Meio Ambiente da (Codema) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) ocorreu no dia 16 de abril na sede da entidade em Porto Alegre com a presença de Artur Lemos , secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, além da diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam), Marjorie Kauffman. À eles foi entregue Agenda da Indústria Gaúcha – Meio Ambiente e Infraestrutura, com objetivo no desenvolvimento sustentável das indústrias.

Seis pontos incluídos na agenda são fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul: a necessidade de aperfeiçoamento do Código Estadual do Meio Ambiente, do Código Florestal Estadual, a universalização do saneamento básico por meio de Parcerias Público Privadas, a modernização das hidrovias, investimentos na malha ferroviária e a consequente redução dos custos logísticos.

O documento destaca que a FIERGS tem se dedicado a debater a construção de um ambiente propício de negócios no País, sugerindo ações que sejam capazes de desencadear uma sólida pauta de crescimento econômico e social. A Agenda contempla 18 entraves e sugestões relativas ao meio ambiente, e 16 sobre a infraestrutura.

Agenda da Indústria Gaúcha – Meio Ambiente e Infraestrutura

 

“Queremos deixar uma porta aberta ao diálogo pensando no desenvolvimento sustentável do Estado e sabemos que o governo está atuando nessa linha também”, afirmou o coordenador do Codema, Walter Lídio Nunes.
Já o coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), da entidade, Ricardo Portella Nunes, ressaltou, entre outros aspectos, que “um grande gargalo para as indústrias que operam via porto de Rio Grande é o calado, que necessita de uma frequente dragagem de manutenção”.

“O encontro na FIERGS é de grande importância para ouvirmos as ideias do setor industrial, que é responsável por grande parte do desenvolvimento do Estado”, declarou o secretário Lemos. Ele sinalizou que a modernização do Código Florestal está entre os pontos a serem trabalhados pela secretaria nesta gestão.

A presidente da Fepam apresentou a atual estrutura e organização da Fundação. “Estamos atuando no aperfeiçoamento e uniformização dos procedimentos entre todas as regionais do órgão, para assim otimizar o funcionamento do órgão”, explicou.

O diretor-executivo da Ageflor, Jorge Heineck, participou da reunião. Confira vídeo sobre a reunião: 

 
Fotos: Dudu Leal/FIERGS

 
Voltar