BibliotecaEventosNotícias da AgeFlorNotícias do Mercado
20/05/2019
Por AGEFLOR
Compartilhar esta notícia
Ageflor participa de reuniões em Lages e prestigia posse da ACR e lançamento do Anuário Estatístico de Base Florestal de SC

asbr em lages

O presidente da Ageflor, Diogo Leuck, participou da Assembleia Geral Ordinária da Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais – ASBR, realizada na parte da manhã de quinta-feira, 16 de maio, na sede da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), em Lages-SC. Presentes também Álvaro Scheffer Junior e Ailson Loper (respectivamente, presidente e diretor-executivo da Apre – Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), Marcilio Caron Neto (presidente da ASBR) e Mauro Murara (diretor-executivo da ACR). Na pauta, assuntos de interesse comum das entidades.

aestiba em lages
No período da tarde, foi momento da reunião das Associadas Estaduais que integram a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), também na ACR em Lages. Em pauta, ações para implementação do PlantarFlorestas, atualização sobre defesa florestal, sugestões de dinâmica para a reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas e discussão sobre evento de energia da CNA e PL 2475/2019.

 

Alex Wellington dos Santos sucede Ali Abdul Ayoub na presidência da ACR

Alex Wellington dos Santos sucede Ali Abdul Ayoub na presidência da ACR

À noite, cerca de 250 pessoas acompanharam a cerimônia de lançamento da terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o estado de Santa Catarina e posse do novo presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais, no Serrano Tênis Clube de Lages-SC. Alex Wellington dos Santos assume a presidência na gestão 2019 – 2021. “Estamos em uma nova era, mais rápida, mais imediata, que exige muito de nós. Assim levantaremos alguns pilares para esta nova gestão: inovação, rentabilidade nas pequenas propriedades, integração de práticas socioambientais, expansão com maior produtividade, experimentos de novas espécies. Sempre buscado o fortalecimento do nosso setor”, disse o novo presidente.

 

Na foto, Álvaro Luiz Scheffer Junior (presidente da Apre), Alex Wellington dos Santos (novo presidente da ACR) e Diogo Leuck (presidente da Ageflor)

Na foto, Álvaro Luiz Scheffer Junior (presidente da Apre), Alex Wellington dos Santos (novo presidente da ACR) e Diogo Leuck (presidente da Ageflor)

A terceira edição do Anuário Estatístico de Base Florestal para o estado de Santa Catarina, lançado no evento, traz uma compilação de números atualizados do setor. Faz parte do documento, um estudo contratado pela ACR e desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-CAV) que identifica as áreas plantadas no estado. De acordo com o levantamento, a área com florestas plantadas em Santa Catarina é atualmente de 828,9 mil hectares. Desta totalidade, 67% (553,6 mil hectares) é ocupada com pinus e cerca de 33% (275,3 mil hectares) com eucalipto. Os números apresentados no anuário também dão conta de que existem aproximadamente 5,6 mil empresas relacionadas ao setor florestal madeireiro em atividade dentro do estado de Santa Catarina, o que representa mais de 90 mil postos de trabalho.

mapeamento sc
No Brasil, o Valor Bruto da Produção da Silvicultura (VBPS) atingiu R$ 14,4 bilhões em 2018. A silvicultura de Santa Catarina respondeu pelo VBPS de R$ 1,38 bilhão e ocupou a 3ª colocação no ranking de contribuição para o VBPS nacional, atrás apenas do Paraná e Minas Gerais. Além disso, o documento detalha os múltiplos usos da madeira das duas espécies, volumes de produção, demanda, principais destinos de exportação e outras informações pertinentes ao mercado.

60936195_1286228764860016_5837441247727321088_n
Joésio Siqueira, da STCP Engenharia, empresa responsável pelo levantamento das informações e conteúdos publicados no anuário, fez uma breve apresentação do documento e reforçou com números, a relevância das atividades relacionadas ao cultivo e produção de madeira de florestas plantadas.

 
Voltar